Futuro incerto da Ceasa Joinville preocupa vereadores e produtores rurais |
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou nesta quinta-feira (14) a construção de novos gasodutos a partir da Sibéria para aumentar a exportação de gás natural e petróleo para a área para o leste e para o sul.
"Precisamos garantir a construção de novos oleodutos e gasodutos dos campos da Sibéria ocidental e oriental [...] e para acelerar a atuação de projetos infraestruturais - ferrovias, oleodutos e oriental - portos, que permitirão reendereçar os fornecimentos de petróleo e gás do oeste em direção aos promissores mercados do sul e do leste já nos próximos anos", disse o mandatário em matéria repercutida pela agência Tass.
Ainda conforme a mídia, essa perspectiva futura serve também "para preparar junto às companhias petrolíferas e de gás o plano de expansão das infraestruturas de exportação em direção à África, América Latina e Ásia-Pacífico".
A ordem veio após declarações de Putin de que o país precisava "diversificar as exportações" a partir do fato "que no futuro próximo, os fornecimentos de energia para o Ocidente serão ainda reduzidos, o que é importante consolidar a tendência dos últimos anos de reorientar, passo após passo, as nossas exportações para os mercados em rápido crescimento".
Apesar de afirmar que a Europa não pode viver sem o gás e o petróleo russos, essa é uma clara demonstração do efeito das sanções econômicas impostas pelos ocidentais contra o país por conta da guerra na Ucrânia. A União Europeia recebe cerca de 40% do gás exportado pelo país, mas as promessas dos governos nacionais é de reduzir essa dependência o máximo possível. .
Deixe seu comentário